Você está em: Início / Imprensa / Notícias / INDEA MT Alerta Produtores De Soja De Todo O Estado De Mato Grosso Sobre O Vazio Sanitario

INDEA-MT alerta produtores de soja de todo o Estado de Mato Grosso sobre o vazio sanitário

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA-MT) do município de Dom Aquino-MT alerta os produtores de soja de Dom Aquino e de todo o Estado de Mato Grosso que o vazio sanitário da soja de 15 de Junho a 15 de Setembro deve ser cumprido rigorosamente.

Segundo a engenheira agrônoma, Naiara Oliveira Maluf Wutke, está previsto pelo Decreto n° 1.524 de 20/08/2008 e Lei n° 8.589 de 19/12/2006 do INDEA-MT, que o vazio sanitário da soja tem como objetivo fundamental controlar a ferrugem asiática nessa cultura. A prática consiste em manter a propriedade com ausência total de plantas vivas de soja, devendo destruir todos os restos culturais antes do dia 15 de Junho. A população do fungo será reduzida drasticamente e minimizada a ocorrência da doença para próxima safra.

A Instrução Normativa n° 002/2015 SEDEC/INDEA-MT sofreu algumas alterações em relação à anterior, dentre elas a proibição do plantio de soja safrinha ou soja em sucessão da cultura da soja na mesma área. A perda de eficiência e poucos ingredientes ativos disponíveis no mercado que controlam a ferrugem asiática sinaliza ainda mais a necessidade de seguir a risca essa norma.

O INDEA-MT fiscaliza o cumprimento da Legislação. “Todas as propriedades rurais com plantio de soja serão fiscalizadas e notificadas caso haja irregularidade. Além da multa, o produtor que descumprir o vazio sanitário ou realizar plantio de soja safrinha deverá destruir imediatamente os restos culturais e a lavoura, respectivamente”, explica.

Para maiores esclarecimentos e dúvidas comparecer ao INDEA-MT localizado sob endereço: Av. Julio Muller N° 60 – Centro – Dom Aquino-MT e telefone (66) 3451-1455.

Publicado em 03/06/2016

Fonte: Facebook PMDA